Um blog da diáspora blasée


30.3.08

"Eu tinha matado a facadas um preso que quis me violentar. Fui para a cela-forte. Lá não tinha nada, estava ficando maluco. Até que o faxina passou o recado de outra pessoa: "Ô meu, liga o telefone aí." Pensei: "Que telefone?". Não havia celular na época. Imaginei que devia ser a privada, pois era a única coisa na cela. Tirei toda a água com a canequinha e ouvi uma voz: "Quem está ligando o telefone?". Disse que era o Luiz e ele falou que morava em frente à minha cela. Durante quatro meses conversamos pelo encanamento.(...) Ele lia muito, me contou a história de "Os miseráveis" do Victor Hugo. Depois li o livro e me decepcionei, era uma porcaria perto do que ele me narrou, porque colocava muito de si mesmo na história. (...)

Luiz Alberto Mendes autor de "Às cegas" finalista do prémio Jabuti em 2006.
Entrevista a Mauro Ventura na Revista, O Globo.